From-Mentor-to-Mindguide

iSoftware – O Legado de Jobs

Semana passada foi o lançamento de um conjunto de novos produtos da Apple. E na minha, e na de outros ao longo da internet (the verge, e pod casts como “sexta sem fio”) ela não veio com nada demais para o mercado…

Acredito que até uma imagem enviada por um colega de serviço, o Gustavo, resume bem a questão:

iphone - android - 2012E até mesmo o Apple Watch, em que muitos esperavam algo com “Cara de Apple”, com um design mais arrojado, e mais próximo ao mundo real, veio com uma forma igual a de outros concorrentes que já estavam no mercado há algum tempo. Inclusive, ponto pra Motorolla que fez um dispositivo bem mais elegante!

moto-360-APPLE-WATCH

Bom, claro que algumas coisas legais e diferentes surgiram, como a parte de saúde e de pagamentos que é bem expressiva… Mas, também, nada de novidades até aí…

Então, o que fará a reciclagem de mercado?

Na minha opinião: Os Softwares. E olha que nem são os da Apple.

Pode parecer estranho o que eu disse, mas vou usar um termo que pode deixar mais claro: O cultura de software bem feitos e bem acabados que a Apple imprimiu em seus desenvolvedores e usuários. O que o android definitivamente não fez. Olhe abaixo, uma comparação entre o mesmo software, o Muambator, pra IOS e Android:

Muambator-blogE como alguém que veio de uma graduação em Markeing posso dizer com segurança. O que eles fizeram foi #Mítico! O próprio mercado de fornecedores carrega a marca e, assegura seu posicionamento…

Também, falo isso com conhecimento de causa, quando vejo a rapaziada da empresa que mexe com Mobile com foco na App Store (Bruno e Dilson), totalmente paranoicos com a estética e usabilidade dos softwares.

Portando

Novamente, o consumidor Apple compra Confiança e Segurança! E paga caro por isso, como se quisesse se livrar da dor de cabeça do “barato que sai caro”…

Jobs, de fato, fez um trabalho impressionante com a marca!

O Depois de Amanhã

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas, acho com os avanços dos androids a Apple pode começar a ter dores de cabeça, porque no que antes, a divisão era clara entre um dispositivo elegante e que simplesmente funcionava e outro feio, e com problemas funcionais e de usabilidade, essa diferença está diminuindo, e dispositivos muito bons, com SO puro da google, bem melhor do que os zoneados mods da Samsung, e com preços incríveis, como os Nexus, na faixa de R$ 1200,00, são grandes concorrentes de peso.

Categories: Filosofando, Mercado